terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ricardo Chaves concede entrevista e fala do Bloco Bicho Salvador
Notícia publicada em: 22 de janeiro de 2008

Considerado como o melhor puxador de trio da Bahia, o cantor e compositor Ricardo Chaves concedeu uma entrevista ao site do Carnatal e fala sobre as expectativas para o Carnaval de Salvador.
No último sábado (19) ele fechou o Verão Circo da Folia 2008 em grande estilo, como era de se esperar, com um repertorio recheado de coisas boas. Ricardo trouxe as canções que são clássicos da música baiana para dentro de seu show, que foi um espetáculo.

Confira a entrevista.

Carnatal.com.br Como surgiu a idéia de levar o Bloco Bicho para o Carnaval de Salvador?

RC Surgiu de cima do trio no encerramento do Carnatal. Aquelas imagens eu não esquecerei nunca e, tudo o que eu possa fazer, não irá retribuir aquele momento. Ao levar o Bicho para Salvador, estarei levando um pedaço dessa cidade que sempre me recebeu de braços abertos além de, valorizar ainda mais o Carnatal que é, sem dúvida o maior carnaval fora de época do Brasil.

Carnatal.com.br Já são 15 anos saindo no Bicho, aqui em Natal. Qual o segredo para se manter tanto tempo à frente do bloco?

RC Uma das coisas básicas sem dúvida foi a cumplicidade e confiança que surgiu entre eu e as pessoas que na época formavam a diretoria do bloco. São hoje, mesmo afastados do evento, grandes amigos que tenho em Natal. Essa relação fez com que eu me sentisse "em casa" desde o primeiro instante e isso passou a ser refletido em minha relação com os foliões. Eu sempre encaro os blocos que participo como um clube onde as pessoas podem, nos três dias de evento, estabelecer relações que seguem adiante. Isso acontece no Bicho e é uma das coisas que quase acabou em Salvador pois hoje em dia os blocos são formados por pessoas que compram abadás para pular somente um dia em cada bloco. Prá mim, isso quebra a magia e o Bicho em Salvador é um projeto onde eu busco reestabelecer essa cumplicidade entre os foliões e, entre eles e o artista.

Carnatal.com.br No último show que você fez em Natal, Verão Circo da Folia 2008, foi emocionante ver a legião de fãs e o carinho que eles têm por você. Como se dá esta relação?

RC É sem dúvida uma extensão da avenida. Alí, momentos são relembrados, emoções são revividas e isso só é possível, pelo fato das pessoas, na sua maioria, ainda pularem os três dias no mesmo bloco, independente do bloco. As pessoas percebem a verdade passada de cima do palco. Não sou um artista que quando canta, consegue esconder o que estou sentindo . Se estou feliz, as pessoas notam e o mesmo vale quando estou triste e, sinceramente com um público daqueles, não dá prá deixar de ser feliz.

Carnatal.com.br O Carnaval de Salvador vem se renovando a cada ano. Como você enxerga estas mudanças? Poderia apontar os pontos positivos e negativos?

RC Prá mim a mudança mais radical e danosa é a que eu falei com relação aos foliões não terem mais ligação com os blocos. Posso parecer repetitivo mais esse fato mudou a cara do Carnaval de Salvador. Todo o sucesso conseguido por nós que fazemos ele foi graças aos blocos e, ao eles perderem identidade, a festa passa a ser somente comércio e o Carnaval não é só isso. Mas, ao mesmo tempo, hoje a festa oferece um número de opções muito maiores que antes. Os camarotes são fantásticos e atraem um público que antes não tinha onde ir e acabava saindo da cidade na época. Os desfiles são mais organizados nos horários e o folião pipoca tem boas opções de trios independentes. Ainda é a maior festa popular do planeta e que ao meu ver, ainda é imperdível.

Carnatal.com.br O que o público pode esperar de Ricardo Chaves no Carnaval de Salvador?

RC Será o meu 27° carnaval. Nesses anos todos, sempre gostei de desafios. Levar o Bicho para Salvador, talvez seja o maior deles. Tenho certeza que será um imenso prazer levar um pouquinho da energia do Carnatal para lá. Quando o trio começar a tocar, aí não tem muito mistério, as pessoas já sabem que será pouco papo e muito som.

Carnatal.com.br Deixe um recado para os fãs.

RC O que posso dizer é que sei que conto com a energia positiva de muita gente para a realização desse projeto, que aliás só está começando. As pessoas de Natal que puderem se juntar a nós, serão de fundamental importância e, sei que muitos estarão comigo. O Bicho em Salvador será um espaço reservado a todos que quiserem curtir num bloco onde alguns amigos estarão se reunindo, outros estarão se conhecendo e todos com um único objetivo, ser feliz na maior festa popular do planeta.

Fonte: [ Carnatal.com.br

Nenhum comentário: