segunda-feira, 12 de novembro de 2007

postado em duas partes pq tah dividido em duas partes /)

Ricardo Chaves [Parte 2]

por Daniel Campos

Na segunda parte da entrevista de Ricardo Chaves, o cantor revela ao Abadalação.Com qual o foi o critério que ele adotou para escolher os convidados de seu DVD, a previsão de lançamento e fala sobre o Carnaval de Salvador 2008.


Como foi o processo de seleção de convidados e da escolha das músicas do DVD?

Eu selecionei os convidados e dei liberdade de escolherem as músicas. O DVD conta a história da minha carreira. Os artistas e as músicas pontuam esses momentos da minha vida como músico e cantor.

Durval Lelys (Asa de Águia)
Pra começar não podia faltar Durval, foi ele quem me chamou pra cantar em trio elétrico pela primeira vez, quando eu fazia parte de uma banda de rock. Eu acompanhei todo o surgimento do Asa de Águia, os ensaios que ele fazia na volta da praia e eu quis reviver esse momento. Escolhi a música "Gabriela", que pra muita gente pode soar inédita, e fiz um arranjo totalmente diferente. Ainda no palco Durval fica comigo e Emmerson (Nogueira) que tem um trabalho de releituras dos clássicos do Rock and Roll, onde cantamos Wish You Were Here do Pink Floyd.

Saulo (Banda Eva)
Depois de 5 anos puxando o bloco Pinel, eu fui pro bloco Eva onde fiquei 5 anos. Foi o ínicio da profissionalização, onde gravei clássicos como "Minha pequena Eva..." e a música que gravei com Saulo no DVD da Banda Eva, "Eu vou no Eva...", que compus naquela época. Então foi uma época muito marcante, eu queria registrar aquilo com o cantor que, depois de mim, foi o primeiro cantor a assumir os vocais do Eva, como Banda Eva. Saulo canta comigo uma música que pra muita gente é inédita, que em Natal (RN) fez muito sucesso, "Quero Voltar" do grupo portugues Os Anjos.

*Comentário Abadalação.Com: Depois de Ricardo, a banda Eva ainda teve Ivete Sangalo e Emanuelle Araujo nos vocais, como representantes femininas da Banda*.

Tomate (Rapazolla)
Eu escolhi o Tomate porque da geração mais nova, é o cara que eu gosto de ver puxando o Trio Elétrico. Como eu ganhei ao longo dos anos várias vezes o título de "Melhor Puxador de Trio Elétrico do Carnaval de Salvador", eu quis fazer uma homenagem a isso com a presença de Tomate.

Netinho
Netinho canta a primeira música que eu gravei, que me lançou em Salvador e que me deixou conhecido como 'Ricardo Chaves', chamada Taba.

*Comentário Abadalação.Com: Quando Netinho não era famoso, ainda se apresentando em bares, ele cantava a música Taba em homenagem a Ricardo Chaves*.

Jammil
Eu fui o primeiro artista a gravar Manno Góes, que hoje é indiscutivelmente um dos maiores compositores da música de Trio Elétrico na Bahia. Ele me deu um grande sucesso, a música "Acabou". Além disso eles tem um empresário, que durante 16 anos foi meu parceiro profissional, Paulo Borges, que tem uma importância muito grande na minha carreira. Eu não podia contar minha historia sem passar por esse momento.

*Comentário Abadalação.Com: Ricardo estudou junto com Tuca Fernandes, vocalista do Jammil, ainda no colégio*.

Ivete Sangalo
IVete participa com duas músicas. Uma a pedido dela, chamada Namoro, que gravei nos anos 80. Ela pediu pra cantar, porque na epoca ela ia atrás do Trio Elétrico que eu cantava e adorava essa música. A outra musica, que ficou também ficou muito conhecida em Natal(RN), foi Amor de Carnaval, que eu gravei com a Thabata. E porque Ivete canta essa música comigo? Bem, essa música foi composta por Orlando Morais, um carioca Que teve a sensibilidade de ver como é o Carnaval da Bahia. Eu quis chamar Ivete pra cantá-la porque ela é a maior representante desse tipo de musica que a gente faz no momento atual e é uma artista que tem orgulho de dizer que o que ela faz é Axé Music. Como aquela foi uma homenagem de um carioca para a Axé Music, nada melhor do que ter a maior cantora de Axé cantando essa música comigo. A gente fecha o circulo da minha história com Amor de Carnaval.

Quais foram as músicas mais emocionantes do DVD?
Eva é uma música que sempre me emocionou desde a primeira vez que eu gravei. E ela abre o DVD. Foi obviamente um impato. E gravação de DVD é sempre um estresse. Nada poderia dar errado, você esteve lá fazendo a cobertura e viu que por vezes a luz caiu, imagine o estresse! Apaga a luz e você nao sabe se vai voltar ou o que é que vai acontecer. A primeira música tem uma sensação especial, ainda mais naquele dia, que eu olho na platéia e vejo delegações de Natal, Fortaleza, Recife, Vitória, Belém, Teresina... Tinha gente que desceu do avião, já que o aeroporto era pertinho, assistiu o DVD e foi embora! Quando eu vejo aquelas caras conhecidas, com aquelas faixas dizendo "eu sou de tal cidade", aquilo emociona. E como não podia deixar de ser, a música "O Bicho", que eu compus há 15 anos atrás. Quando eu comecei a cantar, fui olhando a cara das pessoas, tinha gente que não era nem nascido. Deviam ter umas 70 criancas, colegas de meus filhos, que se acabavam cantando aquela música, e tinha gente que nem sonhava em ir a shows ainda. É uma música que até hoje é um grande sucesso. Esse foi talvez o momento mais dificil, pois foi quando passou na minha cabeça quase toda minha história.

Qual a previsão de lançamento do DVD?
Deve sair em novembro. As cidades que eu quero fazer primeiro o show de lançamento devem ser: Salvador, Natal, Fortaleza, Belém Teresina, entre outras. Vou começar pelo Norte e Nordeste que é o mercado que tem mais consumido a minha música.

Fonte: http://www.abadalacao.com/entrevistas/31

Nenhum comentário: